I Congresso Olímpico reúne especialistas nacionais e internacionais e amantes do desporto na Cidade da Praia

O Comité Olímpico Cabo-verdiano realiza nos próximos dias 29, 30 e 31 de Janeiro o I Congresso Olímpico Cabo-verdiano que reúne na Assembleia Nacional vários especialistas do desporto nacionais e internacionais e amantes do desporto em volta do Olimpismo em Cabo Verde e no mundo.

Com um painel de 21 oradores, entre eles Gustavo Pires professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana de Portugal, Nelson Todt, Presidente do Comité Pierre de Coubertin do Brasil e também a Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano Filomena Fortes, o Congresso Olímpico Cabo-verdiano deverá ser um dos eventos que marcarão o ano desportivo de 2016 no país.

Entretanto os temas do Congresso como os oradores deverão ser a nível nacional e internacional, devendo ir de Olimpismo e Desenvolvimento Humano; Olimpismo, Ética e Sociedade; A Educação Olímpica no Sistema Educativo, Movimento Olímpico em África; A Situação Desportiva de Cabo Verde; até O Olimpismo e a Promoção do Turismo no Arquipélago.

Com inscrições lotadas em apenas dois dias o Congresso deverá abarcar um número de 190 pessoas, entre estudantes do desporto, atletas, federações, entidades governamentais e sociedade em geral.

Segundo a Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano “o evento surgiu de uma ideia da Comissão de Ética do próprio Comité, que após concertações viu se a possibilidade de criar algo maior”.

Promover a agenda 2020 do Comité Olímpico Internacional, difundir a educação desportiva e a cultura olímpica entre os cabo-verdianos é, conforme Filomena Fortes, um dos objetivos que se quer trazer no evento, que lança o ano das olimpíadas do Brasil em Cabo Verde.

Uns dos pontos altos do I Congresso Olímpico Cabo-verdiano será o ato de lançamento do livro “Nas Rotas dos Tubarões Azuis – 40 anos de história da Selecção Nacional” do autor José Mário Correia.

Este livro que é uma compilação de detalhes de jogos e competições em que a seleção cabo-verdiana de futebol participou nos últimos 40 anos, contou com um alto apoio do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

O Congresso contará com várias personalidades como o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, a Ministra da Educação e Desporto Fernanda Marques, que farão a abertura da sessão no dia 29 a partir das 18 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *