Confirmado pela IAAF a qualificação de Jordin Andrade para o Rio2016

Cabo Verde continua a fazer história nestes Jogos Olímpicos do Rio2016, o atleta Jordin Andrade, filho de pai cabo-verdiano (Joe Andrade), nascido nos Estados Unidos recebeu esta terça-feira, a confirmação da sua qualificação por mérito, para os Jogos Olímpicos do Rio2016, pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), na prova de 400 metros barreiras.

A qualificação do atleta deu-se ainda em 2015, ao fazer o tempo de 49.24, na prova dos NCAA de Eugene (Hayward Field), OR, que decorreu a 12 de Junho, nos EUA, entrando assim nos mínimos que são de 49.40 segundos para esta disciplina.

Pela primeira vez na história Cabo Verde consegue a qualificação por mérito de três atletas, constituindo a maior delegação de sempre nuns Jogos Olímpicos.

Com inúmeras competições concluídas com sucesso Jordin Andrade, será mais um cabo-verdiano a representar por mérito o país nos Jogos Olímpicos do Rio, além de Maria Andrade, no Taekwondo e Davilson Morais, no boxe.

Além destes atletas Cabo Verde ainda conta com as participações de Márcio Fernandes campeão do mundo em lançamento de dardo, Gracelino Barbosa, nos 400 metros barreiras T-20, ambos em paralímpicos, e Elyane Boal que recebeu nesta segunda-feira o “Wild card” do Comité Olímpico Internacional para participar nos Jogos, na modalidade de ginástica rítmica.

De relembrar que Jordin Andrade é sobrinho de Henry Andrade, o primeiro cabo-verdiano com uma participação nas olimpíadas em 1996, que teve sede em Atlanta, EUA.

Em declarações sobre esta notícia a presidente do Comité Olimpico Cabo-verdiano disse “é uma forte aposta da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, que reconheceu o mérito desportivo deste atleta que tem demonstrado uma vontade gigante a representar Cabo Verde. A FCA está de parabéns por esta aposta, e todos os envolvidos por esta qualificação deverão ser enaltecidos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *