Ilhas de Santo Antão e Brava recebem evento VerdeOlympics

As ilhas de Santo Antão e Brava recebem neste sábado, 04 de Junho, a partir das 08:30, o evento “Desporto para a Vida”, nos respetivos estádios municipais, enquadrado no projeto VerdeOlympics, que já percorreu todas as ilhas habitadas do país, lançando a mensagem da prática desportiva aliada à preservação ambiental.

Os dois eventos são o culminar de uma semana de workshops que tiveram lugar em Porto Novo e Nova Sintra, dirigido a dirigentes desportivos, professores, amantes da ecologia e a todas as pessoas com vontade de criar um mundo melhor.

O propósito é enaltecer as suas capacidades de resolução de problemas, recorrendo a formas criativas.

Durante o workshop, os participantes foram estimulados a prosseguir os seus projetos e sonhos, em oposição a ficarem à espera de apoio externo. Inspirados pelo manual de Desporto Adaptado da “Peace and Sport”, eles construíram equipamento desportivo para o evento a partir de materiais locais e lixo reciclado, superando a falta de equipamento oficial (e caro).

Neste workshop também foram aprendidos os valores do olimpismo, neste caso colocando o desporto ao serviço de um ambiente sustentável.

Os dois eventos terão lugar nos respetivos estádios municipais Aquiles Oliveira, Brava e Porto Novo, Santo Antão, com entrada gratuita para todos que quiserem desfrutar das diversas modalidades, praticadas com equipamentos reciclados.

Esta será a última edição do “Desporto para Vida”, que tem feito muito sucesso por onde passa, tendo já uma média de 6.000 crianças e jovens beneficiados em todo o país.

De realçar que o projeto VerdeOlympics é uma iniciativa do Comité Olímpico Cabo-verdiano tendo como parceira a instituição desportiva internacional, SportImpact, que promove o desenvolvimento humano através do desporto, e apoio da Direção Geral dos Desportos.

O evento em Santo Antão contará com a presença da Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *