Comité Olímpico Cabo-verdiano celebra Dia Olímpico nas 10 ilhas de Cabo Verde

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) vai celebrar, de 23 a 25 de Junho, mais uma Jornada Olímpica, com várias atividades em todo o país, de modo a assinalar o mais um aniversário da fundação do Comité Olímpico Internacional (COI) e do renascimento dos Jogos Olímpicos da modernidade. Este ano, o ato central destas comemorações será no Mindelo, na ilha de São Vicente.

Depois de no ano passado promover várias atividades para assinalar o Dia Olímpico, (23 de Junho) este ano o Comité quis novamente levar novamente a todas as ilhas o espirito do olimpismo.

As atividades começam no dia 23 com o ato solene do Dia Olímpico, onde terá lugar o encerramento do projeto “Desporto para Cidadania” que arrancou em 2015, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), e uma exposição olímpica com materiais utilizados no projeto VerdeOlympics, no Centro Nho Djunga a partir das 10 horas.

Na cidade da Praia uma palestra na Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA), pelas 18:00 horas, tendo como oradoras a treinadora júnior da NBA Jade Leitão, e a pugilista tri-campeã nacional portuguesa Nancy Moreira marcará o Dia Olímpico, sob o lema da participação feminina no desporto.

O Dia Olímpico é celebrado este ano em todo o mundo sob o lema da preservação ambiental, e por isso no dia 24 terá lugar um dos atos mais simbólicos da Jornada Olímpica, com a colocação da bandeira Olímpica na Ilha de Santa Luzia, simbolizando a chegada do olimpismo em todas as ilhas de Cabo Verde, preservando o ambiente. O acto contará com a presença da Presidente do Comité Olímpico Caboverdiano, Filomena Fortes.

O encerramento no dia 25 de Junho será o ponto alto das comemorações, com atividades “Desporto para a vida” em todas as ilhas habitadas, num reflexo do projeto VerdeOlympics, que encoraja a prática desportiva com materiais reciclados e amigos do ambiente. Na cidade da praia vai também assistir-se dentro do mesmo lema, a competição de Desporto de Praia – TRIBOL na Gamboa a partir das 09 horas.

ASSUNTO: Comunicado de Imprensa – Comité Olímpico Cabo-verdiano celebra Dia Olímpico nas 10 ilhas de Cabo Verde.

O Dia Olímpico é celebrado em mais de 100 países em todo o mundo, desde o ano de 1948 com atividades desportivas e recreativas, para assinalar o nascimento do Comité Olímpico Internacional e o renascimento dos Jogos Olímpicos, que se deu em 1894, no primeiro Congresso Olímpico realizado em Sorbonne, Paris.

Em Cabo Verde este ano, estima-se que seis a dez mil pessoas estarão envolvidas nas mais diversas atividades, que objetivam o envolvimento de todos independente da idade ou forma física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *