Formação Nível I de taekwondo da WTF arranca no Estádio Nacional

Uma formação de treinadores de Taekwondo nível I da Federação Internacional de Taekwondo (WTF) teve início hoje na cidade da Praia, reunido 22 formandos das ilhas de São Vicente, Fogo e de Santiago, no âmbito do projeto de massificação da modalidade no país.

A formação ministrada pelo mestre cabo-verdiano, residente nos Estados Unidos, Joseph Pina, terá vários módulos de entre os quais a filosofia do Taekwondo, na parte teórica, com o objetivo, como realça o treinador de incutir nos formandos a essência da modalidade.

Na tangente prática, os treinadores deverão conhecer que melhores técnicas utilizar para rentabilizar a performance desportiva dos seus atletas.

Conforme afiança Pina é uma grande satisfação estar em Cabo Verde para transmitir os conhecimentos aos nossos treinadores para que consigam ser também campeões.

“Existem grandes talentos em Cabo Verde e temos de rentabilizar isto e este é o nosso objetivo, queremos massificar o taekwondo em todas as ilhas”, assegura.

A formação de Taekwondo também tem outra vertente que se agarra ao encontro de talentos da modalidade, onde o melhor treinador será enviado a um Curso Avançado de Desporto (CAD) na Espanha ou na França, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano que é, por sua vez, um dos promotores desta formação.

Os treinadores por sua vez apontam agora uma maior motivação para a assistência ao curso que terá a duração de uma semana.

O culminar da ação de capacitação será com o Campeonato Nacional da modalidade que decorre no dia 20 deste mês no pavilhão desportivo Vává Duarte, onde será também feita a deteção de atletas com talento para futuros projetos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *