VerdeOlympics é pré-selecionado pelo COI para estudo de caso em Desporto e Sustentabilidade ambiental

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou saber, hoje, através de um comunicado, que o projeto “VerdeOlympics” do Comité Olímpico Cabo-verdiano em parceria com a SportImpact foi pré-selecionado como estudo de caso para transmissão de conhecimento com outros Comités Olímpicos Nacionais em todo o mundo. Este projecto percorreu todas as ilhas habitadas do país, de março a junho deste ano, lançando a mensagem da sustentabilidade ambiental e do empoderamento através do desporto.

O comunicado enviado pelo COI, através do seu departamento para o Desenvolvimento Empresarial, Marca e Sustentabilidade, realça que a organização tem estado à procura de estudos de caso sobre o desporto e a sustentabilidade, para partilhar com outros países, e sendo assim o projeto VerdeOlympics foi escolhido para servir como uma ótima referência para o resto do mundo.

O projeto VerdeOlympics cruzou todo o país com workshops sobre organização de eventos desportivos, onde os formandos aprenderam também a utilizar materiais reciclados para a construção de equipamentos desportivos, ficando empoderados para praticar desporto, mesmo que não haja financiamento externo para equipamentos oficiais (e caros).

Estes equipamentos foram utilizados num evento desportivo regional em larga escala em cada uma das ilhas, com uma média 17 modalidades praticadas num só local, envolvendo mais de 6000 crianças e jovens em todo o país. Os eventos foram posteriormente replicados por iniciativa de alguns participantes e também celebração do dia olímpico.

Com esta escolha, o manual de replicação desta iniciativa será mantida numa plataforma on-line onde todos os outros países poderão consultar e iniciar a troca de experiências.

O Comité escolhe por enaltecer os seus parceiros e todos aqueles que participaram para o sucesso do projeto. Este contou com a intervenção de várias instituições nacionais e internacionais como a Direcção Geral dos Desportos, Comité Paralímpico Cabo-verdiano, as Federações e Associações Desportivas caboverdianas, as Aldeias SOS, as Câmaras Municipais, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, Fundação Maio Biodiversidade, ADAD, Ministério da Educação e Desporto, FICASE, Ministério da Juventude, He for She, Polícia Nacional, Associação Bons amigos, Cruz Vermelha de Cabo Verde, Aicep Portugal Global, Peace and Sport, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *