O Comité Olímpico promoveu de um a dois de dezembro, o Seminário Avançado de Gestão Desportiva da Zona II, com o objetivo de debater a questão da gestão desportiva na sub-região, fazer o intercâmbio das experiências e traçar novas estratégias para o sector.
O evento internacional contou com a presença de responsáveis dos oito países da sub-região, nomeadamente Cabo Verde, Mauritânia, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Gâmbia, Senegal, Serra Leoa e Mali.
A abertura do evento foi efetuada pelo secretário-geral da Zona II da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), Omar Diagne, pelo Ministro dos Desportos de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire e pela Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.
Entre os painéis debatidos encontram-se “Organização Desportiva e Boa Governação”, “Gestão e liderança”, dirigidos pelo secretário-geral da ACNOA para a Zona II, “Estudo de caso dos Comités Olímpico e Paralímpico Cabo-verdianos” resultado dos Mestrados em Gestão de Organização Desportivas (MEMOS), feito pelos presidentes das duas instituições e “Desporto para a vida” que será ministrado pelo responsável da Sportimpact, Nuno Delicado.
Este seminário é financiado pela Solidariedade Olímpica e pretende também fazer uma maior aproximação dos países em questão, para que tracem objetivos comuns a serem alcançados, a bem do desporto africano.