Razões de saúde impedem Nicalas Fernandes de competir nos Jogos Olímpicos da Juventude

Depois de cerca de dois anos de treinamento para os Jogos Olímpicos da Juventude o atleta Nicalas Fernandes não poderá competir na prova, por razões de saúde, que levaram o selecionador Nacional Joseph Pina a escolher pela integridade física e psicológica do atleta.

Segundo o treinador, “desde que foi nos atribuído a possibilidade de participarmos nestes jogos, Nicalas Fernandes está inscrito nos – 55 kg, o que não se pode mudar nuns Jogos Olímpicos, no entanto Nicalas começou os treinos com 44 kg e era uma perspectiva boa para chegarmos a um bom nível, no entanto nos últimos três meses ele teve um crescimento de altura muito rápido o que levou a aumentar o peso do seu corpo. Neste sentido fizemos um treinamento com quatro treinadores, para fazê-lo chegar ao peso ideal e acompanhado de especialistas, como nutricionistas pago pela própria mãe”.

No entanto explica Pina, “com todo o treino e o esforço feito nos últimos meses chegamos a um nível que poderíamos por em risco a integridade física do atleta, já que teria de fazer sacrifícios como comer menos, beber menos água, para poder competir”.

Como treinador com vários anos de carreira e que já esteve em grandes competições levando atletas, Joseph diz que: “tive que escolher entre metê-lo no tatami e correr o risco de ele ter alguma complicação, escolhemos não o meter a competir e zelar pela sua saúde”.

“Um dia antes da pesagem estivemos a treinar até às 01:00 da manhã, e neste momento vi que não valia a pena insistir mais, pois o atleta mostrava problemas, não tinha mais energia para correr e fazer exercícios, estava cansado e debilitado”, conta o selecionador.

Master Pina como é conhecido diz que é uma pena Cabo Verde não estar presente nesta competição, ainda mais, onde havia grandes esperanças de levar algo a mais para o País, pela primeira vez, pois Nicalas com 16 anos está no nº 292 do Ranking mundial na sua categoria, onde estão inscritos mais de 2000 mil atletas masculinos em séniors e juniors, no entanto, realça que ele tem ganhado muita experi
encia com os especialistas e outros atletas que estão nestes Jogos.

“A questão da saúde do atleta vem em primeiro, não podia fazer uma boa prova se a saúde não estiver bem”, salienta.

Assegura ainda Joseph “no desporto quando acontece estas coisas temos que focar em outros objetivos, neste momento o foco será os Jogos Olímpicos de Tokio2020”.

Nicalas Fernandes é filho de cabo-verdianos residente nos Estados Unidos e que tem apoiado a sua jornada desportiva, com sucesso tendo ganho vários campeonatos a nível internacional.

O atleta escolheu representar o Cabo Verde, apesar de ter nacionalidade americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *