Academia Olímpica Cabo-verdiana realiza projeto piloto do projeto OVEP

A Academia Olímpica Cabo-verdiana realiza, amanhã, 26, na placa desportiva de São Pedro, cidade da Praia, um projecto piloto do Programa de Educação de Valores Olímpicos (OVEP). O evento tem como objectivo dar início a instalação do projeto pela primeira vez em Cabo Verde.

Em conversa com o Presidente da Academia Olímpica Cabo-verdiana ficamos a saber mais sobre o que se vai realizar neste dia.

Segundo explica o responsável, “a Academia Olímpica Cabo-verdiana tem o pressuposto principal, a nível da sua atividade, fazer desenvolver o olimpismo e os valores olímpicos junto das crianças, jovens e adolescentes. Isto pressupõe desenvolver um conjunto de atividades que sejam de interesse, brincadeiras e jogos, para essas crianças, mas também que lhes permitam conhecer melhor os princípios e os valores”.

Esse projeto piloto que vai ser realizado amanhã em São Pedro pretende ser um teste, que irá ajudar a estipular um projeto de base, e o divulgar a nível de várias escolas em todo o país.

O presidente afirma ainda que “o Comité Olímpico, com o andar dos tempos, tem tido uma relação muito forte com as escolas, tem tentado introduzir os princípios junto aos alunos, este ano e pretende-se dar continuidade a este trabalho, e nesta escola de São Pedro, com a colaboração e participação de educadores, pais, encarregados de educação e membros do clube olímpico da zona, vai através de jogos brincadeiras transmitir a essas crianças princípios e valores. Vai ser para a Academia Olímpica um verdadeiro projeto de base que vai ser aplicado em todo país”.

A academia tem vários outros projetos ou experiencias que vão ser partilhados juntamente com os membros dos clubes olímpicos a começar com um “Train The Trainers”, em Novembro próximo, dirigido a jovens de todas as ilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *