SportImpact cria Escritório Sport for Life África em Cabo Verde

A organização internacional SportImpact, que promove o desporto como filosofia de vida e como ferramenta de empoderamento e desenvolvimento humano, acaba de criar um escritório do seu programa Sport for Life (Desporto para a Vida) para África, com sede na cidade da Praia.

A instituição é uma das parceiras do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) em diversos projetos que trouxeram nomeações por todo o mundo, como o pré-estudo de caso para outros Comités Olímpicos, pelo Comité Olímpico Internacional, com o projeto VerdeOlympics, a nomeação pela Peace and Sport como iniciativa do ano pelo 06 de abril, e outros projetos de empoderamento feminino através do desporto, como o M-Olympics, que abrangeram todo o território.

Esta instalação deve-se ao sucesso destas iniciativas, que tem gerado interesse de vários países a nível africano. Conforme explica o coordenador do Escritório Sport for Life África, Léo Moreau, “a abertura do escritório tem como objetivo principal o lançamento de novos projetos em África, para prosseguir com a nossa missão de empoderamento e de desenvolvimento humano através do desporto.

Outros objetivos corolários são o reforço e a continuidade dos projetos Sport for Life em Cabo Verde e em Moçambique, ativos respetivamente desde 2016 e 2018 e a criação de uma plataforma Sport for Life África, para gerar um espaço de troca de experiências e boas práticas no continente.”

Dando os primeiros passos na instalação de um escritório referente ao programa Sport for Life, no mundo, a organização tem um caminho desafiante pela frente, para conseguir reforçar contatos e efetivar parcerias.

“Uma grande parte do trabalho dos primeiros meses vai consistir em reforçar os nossos contatos e criar novas relações com parceiros potenciais em África. A parceria com o Comité Olímpico Cabo-verdiano constitui uma ótima porta de entrada à rede dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos, mas procuramos também outras organizações locais que possam ter interesse no projeto”, salienta o coordenador que alinha objetivos como o de “trabalhar com aquelas organizações, para que se tornam motores na implementação do Sport for Life nos seus países, e para que possam gerir a continuidade e o impacto do projeto no futuro”.

Timor-Leste é a sede desta organização que já promoveu diversos projetos locais que enaltecem o desporto como ferramenta para o desenvolvimento e esteve também em Moçambique, onde já possui um núcleo.

O Sport for Life pressupõe sessões de formação com participantes locais, de forma a partilharem suas experiências e a tomarem conta das suas vidas, a nível desportivo e quotidiano. Os formandos aprendem a driblar as diversas dificuldades e a fazer os projetos acontecerem sem desculpas, seja como for. Além de organizar eventos desportivos, os participantes se tornam formadores para replicar o projeto e gerir impacto nos territórios.

Em termos da parceria com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, esta dura desde 2016 e representa um elemento fundamental na abertura do Escritório Sport for Life África como refere o coordenador. Segundo Léo Moreau, “assim, a instalação do Escritório na sede do COC em Praia faz todo sentido e vai permitir também: o desenvolvimento de contatos privilegiados na rede olímpica africana; a continuação do Sport for Life no território de Cabo Verde; uma colaboração mutua entre as atividades do COC e da SportImpact;”

Para aproveitar ao máximo desta parceria, o Escritório Sport for Life África pretende dar foco na África Ocidental, mais especificamente nos países da ACNOA Zona II, da qual Cabo Verde faz parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *