Filomena Fortes indicada a membro individual do Comité Olímpico Internacional

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, foi indicada, ontem, 22 de maio, pelo Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) a eleição, como membro individual e permanente da organização desportiva mundial.

É a primeira vez que Cabo Verde entra na lista de indicações para membros individuais e permanentes do Comité Olímpico Internacional, desde a fundação do Comité Olímpico Cabo-verdiano, em julho de 1989.

Os membros do COI são representantes da organização nos seus países, onde promovem o olimpismo e seus valores.

Em declarações no ato da divulgação dos nomes indicados o Presidente do COI, Thomas Bach, realçou que: “esses 10 novos membros propostos para a Sessão do COI têm diferentes origens, mas todos têm uma grande paixão e conhecimento do Movimento Olímpico e desportivo, o que ajudará em sua missão e será benéfico para todo o Movimento Olímpico”.

Quatro mulheres e três homens compõem o grupo de sete candidatos a membros individuais, enquanto os candidatos ligados a uma função dentro de um Comité Olímpico Nacional (CON) ou uma Associação Continental de CONs são três homens, escolhidos em estreita consulta com a Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC).

Esta indicação vem uma semana depois de a presidente do COC ser nomeada para mais uma comissão de consultoria, nomeadamente de Coordenação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

A votação será feita na sessão anual do COI a 26 de junho.

Para ver a lista completa das nomeações clique em ver lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *