“O COC tem contribuído enormemente para o desenvolvimento de Cabo Verde” – Thomas Bach

O Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, esteve nesta segunda-feira, numa visita a Cabo Verde, onde deixou patente a sua satisfação e gratidão pelo trabalho que o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) vem desenvolvendo em prol do desenvolvimento do país, afincado nos valores Olímpicos.

Numa visita que teve na agenda encontros ao mais alto nível com as mais altas autoridades nacionais, nomeadamente o Primeiro-ministro e o Presidente da República, bem como o Ministro do Desporto e o presidente da Camara Municipal da Praia, o Presidente Thomas Bach abordou temas como a importância dos valores olímpicos e do desporto para a paz e inclusão social, e ainda felicitou Cabo Verde pela realização dos Jogos Africanos de Praia, Sal2019.

Ainda neste âmbito o Comité Olímpico Internacional confirmou a sua disponibilidade em ajudar o COC na construção da sua sede própria, depois do Presidente da Camara Municipal, Óscar Santos mostrar as intensões da edilidade, em doar um lote de terreno à organização olímpica nacional.

Conforme frisou o Presidente, “posso sim confirmar que já existe esta vontade e o Comité Olímpico Internacional está disponível em ajudar na construção da sede, pois os ganhos a respeito do desporto de alto nível e social têm sido enormes e a nomeação de Filomena Fortes como membro do COI é uma das provas disso”.

A acompanhar o Presidente Thomas Bach, esteve o presidente da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos, Mustapha Berraf, bem como diversos diretores do COI e da Solidariedade Olímpica.

“Cabo Verde é um pequeno país, mas com um grande coração para o desporto e valores olímpicos, por isso temos aqui as mais importantes pessoas para se falar em projetos e é por isso que os trouxe comigo nesta comitiva, ouvi falar muito bem de Cabo Verde através delas e resolvemos vir constatar in loco a situação e estou sim feliz por cá estar”. salientou o Thomas Bach.

No percurso da visita o Presidente do COI ainda esteve numa mega-aula sobre desenvolvimento sustentável através do desporto, que teve lugar no estádio da Várzea, com alunos das escolas da cidade da Praia e ainda visitou o Centro de Alto Rendimento Desportivo CARD.

O ponto alto do dia foi, contudo, a entrega do Troféu dos Valores Olímpicos e pelo Certificado de reconhecimento do COC, pelo COI, datado a 1993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *