“Tóquio2020 vão acontecer com ou sem COVID”- diz chefe da comissão de coordenação do COI para os Jogos de Tóquio

Os jogos Olímpicos de Tóquio seguirão em frente em 2021 “com ou sem Covid”, disse, nesta segunda-feira, o chefe da comissão de coordenação do COI para os Jogos de Tóquio, John Coates, à AFP.

Os Jogos Olímpicos nunca foram cancelados, excepto a quando das guerras mundiais, e John Coates prometeu que o evento no Japão seria os ‘Jogos que conquistaram a Covid’.

O coordenador arremata ainda que “vai acontecer com ou sem Covid. Os Jogos começarão em 23 de julho do próximo ano. Estes seriam os Jogos de Reconstrução após a devastação do tsunami”,  referindo-se ao terremoto catastrófico seguido de tsunami, ocorrido em 2011,no nordeste do Japão.

“Agora, esses serão os Jogos que conquistarão Covid, a luz no fim do túnel”, acrescenta.

Em uma decisão histórica, os Jogos Olímpicos foram adiados por causa da pandemia do Covid-19, estando agora a ser programados para começar em 23 de julho de 2021.

“Antes da Covid, o presidente do COI, Thomas Bach disse que estes são os Jogos mais bem preparados que já vimos, os locais estavam quase todos prontos; agora eles estão prontos, a vila é incrível, todos os arranjos de transporte, está tudo bem” disse Coates.

A preocupação com a pandemia tem assombrado os atletas e as delegações que têm Tóquio na agenda, pelo que na passada sexta-feira teve lugar uma reunião de coordenação sobre a problemática, com vista a tratar das questões sanitárias durante os Jogos.

Cabo Verde tem até agora garantida a presença de três atletas nestes Jogos, dois na natação e um no atletismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *