Igualdade de género e juventude no centro do Programa de Desportos Olímpicos de Paris 2024

O Quadro Executivo (EB) do Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou, ontem, o programa de eventos e as cotas de atletas para os Jogos Olímpicos Paris 2024, que são centrados na igualdade de género e juventude

Skateboarding, escalada desportiva, surf e break foram confirmados como desportos adicionais propostos pelo Comité Organizador de Paris 2024. Esta nova flexibilidade faz parte das reformas da Agenda Olímpica 2020. A decisão ajudará a tornar os Jogos Olímpicos Paris 2024 adequados para um mundo pós-corona.

De acordo com as recomendações da Comissão do Programa Olímpico, as principais características do programa Olímpico do Paris 2024 incluem:

– Exatamente 50 por cento de participação masculina e feminina, na sequencia da igualdade de género já alcançada para Tóquio 2020, que terá 48,8 por cento de participação feminina.

– Crescimento de eventos mistos de género, de 18 a 22, em comparação com Tóquio 2020.

– Skateboarding, escalada desportiva, surf e break confirmados como modalidades adicionais com base em uma proposta do Paris 2024. Breaking fará sua estreia olímpica.

– Redução da cota geral de atletas (incluindo todas as novas modalidades) para exatamente 10.500.

– Redução do número total de eventos, com um programa final de 329 eventos.

“Com este programa, estamos tornando os Jogos Olímpicos de Paris 2024 adequados para o mundo pós-corona. Estamos reduzindo ainda mais o custo e a complexidade de hospedar os Jogos. Embora alcancemos a igualdade de género já nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, veremos pela primeira vez na história olímpica a participação do mesmo número de atletas femininas e atletas masculinos. Também há um grande foco na juventude ”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

O programa completo dos Jogos Olímpicos Paris 2024 está disponível aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *