Henry Andrade

Data Nascimento

17/05/1962

NATURALIDADE

Estados Unidos e Cabo Verde

Modalidade

Atletismo 

BIOGRAFIA

Henry Andrade é um antigo atleta que representou primeiro o seu país de nascimento (os Estados Unidos) e, já perto do final da sua carreira, o país dos seus pais (Cabo Verde), em competições internacionais de 110 metros com barreiras.

Durante toda a década de 1980 e início da de 1990, Andrade foi um dos melhores barreiristas norte-americanos, tendo sido 6º classificado nos trials que davam acesso aos Jogos Olímpicos de 1984 e 1992. Foi precisamente nos Campeonatos Nacionais de 1984 que conseguiu alcançar o seu recorde pessoal de 13.45 s.

Nunca conseguindo, portanto, ser apurado para as Olimpíadas, teve a oportunidade de competir, aos 34 anos, nos Jogos Olímpicos de 1996, depois de obter a dupla nacionalidade através do país de origem dos seus pais. Porém, quando se encontrava já nos blocos de partida da pista de Atlanta, para correr a eliminatória dos 110 m barreiras, ressentiu-se de uma grave lesão no tendão de aquiles que o impediu de concluir a prova.

Antes da falhada prestação olímpica, mas já depois de obter a cidadania cabo-verdiana, Andrade realizou o tempo de 13.78 s, estabelecendo um novo recorde nacional deste país africano.

Henry Andrade é tio de Jordin Andrade, também barreirista, mas nos 400 metros, que representou Cabo Verde nos Jogos Olímpicos do Rio2016, sendo o primeiro cabo-verdiano a chegar a segunda fase de umas olimpíadas.