Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Dirigindo-se aos Chefes de Estado e de Governo, o Presidente Bach disse-lhes que o objetivo fundamental dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é “reunir o mundo inteiro numa competição pacífica, sem qualquer tipo de discriminação”.

No entanto, ele observou que a guerra na Ucrânia afetou o Movimento Olímpico de uma maneira única: “Condenamos e sancionamos o governo russo de uma maneira sem precedentes por essa flagrante violação da Carta Olímpica. Estamos apoiando os atletas e membros da comunidade olímpica ucraniana em todos os lugares com toda a nossa solidariedade. Mas, em contraste com muitas outras guerras e conflitos em nosso mundo, em relação a essa guerra alguns governos começaram a decidir quais atletas teriam permissão para participar de competições desportivas internacionais – e quais não.”

Acrescentou que, em um mundo cada vez mais polarizado: “Se o desporto se tornar, desta forma, apenas mais uma ferramenta para alcançar objetivos políticos, o desporto internacional desmoronará. O desporto olímpico precisa da participação de todos os atletas que aceitam as regras, mesmo e principalmente se seus países estiverem em confronto ou em guerra. Uma competição entre atletas de estados que pensam da mesma forma não é um símbolo credível de paz”, disse ele.

“Nesta era de divisão, nosso papel é claro: unir o mundo – e não aprofundar as divisões”, acrescentou.

“Para cumprir nossa missão unificadora, o COI deve ser politicamente neutro. Para permitir que os futuros anfitriões olímpicos recebam os melhores atletas do mundo inteiro, independentemente de conflitos políticos, apelo a vocês, líderes mundiais, que apoiem essa neutralidade política. Não abandonemos essa preciosa missão unificadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um momento em que o mundo precisa de mais solidariedade e paz”, disse.

E concluiu seu discurso aos líderes mundiais reunidos na Cúpula do G20: “Reitero o apelo a vocês, líderes mundiais, que já fiz nas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022: Dêem uma chance à paz! ”

A Cimeira do G20 reúne os Chefes de Estado e de Governo de 19 países e os líderes da União Europeia (UE). Além disso, estiveram presentes líderes de países convidados e representantes de organizações internacionais convidadas. A Cimeira foi organizada pela Indonésia, que este ano detém a presidência rotativa. Juntos, o G20 representa mais de oitenta por cento do PIB mundial, setenta e cinco por cento do comércio internacional e mais de sessenta por cento da população mundial.

FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS