Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Com esta eleição a associação passa a ser gerida por um novo corpo diretivo liderado pelo Presidente do Comité Olímpico do Gabão, Djermah Abakar, Filomena Fortes do Comité Olímpico Cabo-verdiano para 1º vice-presidente, Mariem Tall Kane, do Comité Olímpico da Mauritânia como 2º vice-presidente, Jean-Pierre Siutat do Comité Olímpico Francês como secretário-geral e André Aboughe do Comité Olímpico do Gabão como tesoureiro.

Estas eleições são realizadas por candidatura a postos e Filomena Fortes foi a mais votada na categoria de Vice-presidente com três candidatos para somente dois lugares. Logo na primeira volta obteve 22 votos não necessitando de ir a uma segunda volta para a escolha do segundo candidato que recaiu sobre a Sra. Mariem, vice-presidente do Comité Olímpico da Mauritânia.

Filomena Fortes acaba assim por acumular mais uma posição a nível do Movimento Olímpico Internacional pondo cada vez mais o nome de Cabo Verde na esfera internacional.

A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Francófonos foi fundada em 2010 em Paris, onde se situa a sua sede, e conta atualmente com 47 países membros.

A organização, que tem cooperado com o Comité Olímpico Cabo-verdiano desde a sua criação, já formou treinadores cabo-verdianos como Lúcio Antunes e tem enviado anualmente voluntários para trabalhar nos projetos do Comité Olímpico em Cabo Verde.

FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS