Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Esta é uma iniciativa, que nos últimos três anos o Comité Olímpico tem levado a cabo em parceria com vários stakeholders e incentiva organizações ambientais, desportivas e não só a juntarem-se à causa da limpeza do nosso meio ambiente. Este ano a atividade passou a ser a cargo da Academia Olímpica.

Um “Plogging”, uma mistura de corrida com recolha de lixo pelo percurso, será a atividade realizada, neste ano, onde crianças e jovens da comunidade local são convidados a participar. O percurso será de 1.1 km, com partida no Polidesportivo local e chegada no Centro Olympafrica.

Ao longo dos últimos anos a recolha de lixo foi significativa em todas as ilhas, no entanto o descarte do mesmo nas lixeiras tem sido uma questão que incomoda os participantes, pelo que este ano o lixo recolhido em Santa Cruz, será utilizado em obras no Centro Olympafrica. A iniciativa visa não só a reciclagem do lixo, mas a conscientização e empoderamento da comunidade pela transformação do lixo em algo útil. Este será um pontapé de um projeto de preservação ambiental, que mais tarde será realizado, como forma de sustentabilidade das famílias locais, um dos objetivos do Centro Olympafrica.

O World Cleanup Day é uma iniciativa da organização internacional “Let´s do It World” e desde 2018, mais de 50 milhões de pessoas participaram de ações em 1.200 cidades de 180 países que, juntas, recolheram mais de 280 toneladas de lixo, sendo o lema desta campanha "NÃO EXISTE PLANETA B".

A preocupação ambiental tem sido um dos aspetos importantes do Movimento Olímpico e cada vez mais o Comité Olímpico Internacional vem apelar à utilização do desporto como ferramenta de conscientização e de preservação do meio ambiente.

A Academia Olímpica é uma instituição, que tem como principal objetivo a execução de programas de educação dos valores Olímpicos e difusão do olimpismo no âmbito académico e social em diferentes ramos e que tem respondido de forma positiva aos apelos do COI, neste sentido.


FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS