Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Entre os dignitários presentes hoje neste evento histórico estavam o Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, o Presidente da República Helénica, Sua Excelência Katerina Sakellaropoulou, a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, o Presidente do Comité Organizador Paris 2024, Tony Estanguet, O Presidente do Comité Olímpico Nacional Francês e membro do COI, David Lappartient, os membros do COI em França, Guy Drut e Jean-Christophe Rolland, o Ministro francês dos Desportos e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, o Presidente do COI Comissão de Coordenação Paris 2024, Pierre-Olivier Beckers Vieujant e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

No seu discurso, perante milhares de pessoas, o Presidente Bach destacou a dedicação do Paris 2024 em defender os valores olímpicos e promover a unidade global. Ele disse: “Os Jogos Olímpicos são o único evento que reúne o mundo inteiro em uma competição pacífica. Os atletas olímpicos enviam esta mensagem poderosa: sim, é possível competir ferozmente entre si e, ao mesmo tempo, viver pacificamente sob o mesmo teto. Os atletas vão brilhar e nos mostrar a grandeza que o ser humano é capaz com toda a sua excelência, determinação e resiliência.”

Continuou: “Este poder do desporto fará dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 um grande símbolo da excelência humana e da unidade de toda a humanidade em toda a nossa diversidade. Estas expectativas são partilhadas por milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. Nestes tempos difíceis que vivemos, com guerras e conflitos em ascensão, as pessoas estão fartas de todo o ódio, da agressão e das notícias negativas que enfrentam dia após dia. Em seus corações – em todos os nossos corações – ansiamos por algo que nos una. Ansiamos por algo que seja unificador. Ansiamos por algo que nos dê esperança.”

O Presidente Bach também falou do compromisso unificado com o sucesso de Paris 2024, elogiando o espírito inovador do Comité Organizador, expressando confiança nos preparativos da França e reconhecendo a crescente expectativa antes dos Jogos deste verão.

Ele disse: “Esta chama olímpica levará este espírito olímpico daqui, das nossas raízes antigas, por toda a França e finalmente até Paris – fazendo a Cidade da Luz brilhar ainda mais. A chama Olímpica brilhará sobre os primeiros Jogos Olímpicos, inspirada nas reformas da nossa Agenda Olímpica, do início ao fim. Estes Jogos Olímpicos serão mais jovens, mais inclusivos, mais urbanos e mais sustentáveis. Estes serão os primeiros Jogos Olímpicos com plena paridade de género, porque o COI atribuiu exactamente 50% das vagas a atletas femininos e masculinos.”

A cerimónia também proporcionou uma oportunidade para reconhecer o trabalho realizado por Paris 2024, juntamente com as partes interessadas dos setores desportivo, político e social em França, na concretização de um objetivo importante da Agenda Olímpica 2020: criar um legado muito antes mesmo de as competições olímpicas terem começado. iniciado. O conceito de Paris 2024 de proporcionar “Jogos Abertos” já envolveu milhões de pessoas, promovendo a atividade física, a educação, a inclusão, a igualdade e a sustentabilidade.

O presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, Tony Estanguet, também falou na cerimônia, compartilhando a expectativa coletiva do país anfitrião. Ele disse: “A França está pronta para receber os Jogos Olímpicos, cem anos depois da última edição de verão em nosso solo. É com muito orgulho e honra que iremos acolher os Jogos Olímpicos no país do seu fundador, Pierre de Coubertin, onde mantemos uma ligação muito forte e especial com o Olimpismo. Após a primeira participação feminina nos Jogos de Paris 1900 e a criação da primeira Vila dos Atletas de Paris 1924, estamos prontos para escrever um novo capítulo na grande história olímpica com os terceiros Jogos de Paris, França. Queremos agradecer ao COI e a Thomas Bach pela ajuda e apoio duradouros, todos estes anos, que nos permitiram conceber e criar Jogos que não são apenas espectaculares, mas também mais responsáveis, nomeadamente do ponto de vista ambiental, que irão torná-los ainda mais excepcionais. Juntos organizaremos grandes Jogos, e isso começa hoje, com o Revezamento da Tocha Olímpica!”

A cerimónia de iluminação, realizada no Templo de Hera, prestou homenagem à herança grega dos Jogos Olímpicos, reforçando a profunda ligação entre as tradições antigas e os Jogos modernos. A chama foi acesa pela suma sacerdotisa e, junto com um ramo de oliveira simbolizando a paz, foi passada ao primeiro portador da tocha.

Esta homenagem foi dada ao remador grego, o medalhista de ouro olímpico de Tóquio 2020, Stefanos Douskos, que a passou a Laure Manaudou, a primeira condutora francesa em solo grego e campeã olímpica em Atenas 2004. A chama agora seguirá em frente, embarcando primeiro em uma viagem de 11 dias pela Grécia, durante a qual a chama percorrerá 5.000 quilómetros, passando por 43 municípios.

A chama olímpica será então repassada ao Comitê Organizador de Paris 2024 em uma cerimônia oficial de entrega no Estádio Panatenaico, em Atenas, antes de embarcar no histórico navio francês de três mastros, Belém. A sua viagem através do Mediterrâneo terá então início, uma viagem que reflecte a amizade duradoura entre a Grécia e a França, chegando ao porto de Marselha no dia 8 de Maio, marcando o início das festividades comemorativas no país anfitrião.

Cerca de 10 mil portadores da tocha carregarão a chama olímpica durante os 69 dias seguintes. O percurso irá levá-los através de cerca de 400 cidades, em 65 regiões de França, e inclui visitas a seis territórios ultramarinos (Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa, Reunião e Nova Caledónia).

Para assistir novamente à cerimônia completa de acendimento da chama olímpica, assista em Olympics.com.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto. Depois disso, os Jogos Paralímpicos acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro.

FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS