NOTÍCIAS
Filomena Fortes deu o seu testemunho na Mesa Redonda com o tema “Do Campo de Jogo para a Sala de Reuniões” na Conferência Internacional: Quebrando barreiras no Desporto do projecto GE Force (Gender Equality FORCE).
Que tipo de desafios encontrou na indústria desportiva e como os ultrapassou?
Filomena Fortes avançou que o facto de gostar do que faz, facilitou todo o seu percurso.
"Em Cabo Verde, fui a primeira mulher presidente de uma federação, fui a primeira mulher mestre em Desporto, fui a primeira doutorada em desporto e fui a primeira mulher presidente do nosso comité olímpico nacional", explicou à plateia do consórcio internacional do projeto GE Force.
A atual presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano salientou o papel fundamental que os homens tiveram no seu percurso para que ela pudesse atingir as suas metas, mas também a necessidade de se criar maior sororidade entre as mulheres para que cada uma se torne um modelo para a próxima.
Filomena Fortes é também membro do Comité Olímpico Internacional, presidente da ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa) e professora universitária.
----------------------------------------
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) esteve responsável pelo Módulo Educacional Online do projecto Gender Equality Force (GE Force) que teve o objectivo de formar mulheres e homens para a necessidade de igualdade de género nos cargos de liderança.
O curso online foi dividido em sete módulos focados na criação de uma estratégia de liderança com impacto na igualdade de género e está disponível em: https://genderequalityforce.com/
Leonardo Cunha, gestor do projecto pelo COC, apresentou os resultados do curso educacional online que foi um dos resultados do curso
Este projecto teve impacto internacional, tendo sido coordenado pelo Comité Olímpico da Macedónia, National Athletes Association (ASSIST) em Itália, Champions Factory na Irlanda, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, European Network for Innovations and Knowledge (EUNIK) da Holanda, a Sport Evolution Alliance (SEA) de Portugal e o Institute of Sport (IS) na Polónia.
---------------------------------
Como embaixador do programa GE Force pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, Angelson Vieira aplicou os conhecimentos do curso no concurso de ideias de negócio do setor desportivo, Sport BootCamp. O curso decorre em Cabo Verde desde 2019 com financiamento do COC.
O projecto foi coordenado pelo Comité Olímpico da Macedónia, National Athletes Association (ASSIST) em Itália, Champions Factory na Irelanda, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, European Network for Innovations and Knowledge (EUNIK) da Holanda, a Sport Evolution Alliance (SEA) e o Institute of Sport (IS) na Polónia.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano esteve responsável pelo Módulo Educacional Online do GE Force que teve o objectivo de formar mulheres e homens para a necessidade de igualdade de género nos cargos de liderança.
Filomena Fortes é também membro do Comité Olímpico Internacional, presidente da ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa) e professora universitária.
A Gender Equality FORCE (GE FORCE) visa capacitar as organizações desportivas para equilibrarem o género nas suas posições de liderança. Ao sensibilizar, orientar e apoiar os "novos líderes" do desporto, pretendemos que eles façam parte da mudança necessária para promover a diversidade e a inclusão.