Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Foi justificado que o desagrado dá-se pelo facto de a FCS ter como prioridade a sua participação na ISA Games e a indicação da Presidente do COC de falta de verbas por parte do COC para esta mesma participação.

Por fim, refere que com os mesmos gastos, poderia ter levado no mínimo um atleta para participação no referido campeonato.

Ao ter conhecimento desta publicação, e sem a referida federação ter previamente contacto o Comité Olímpico Cabo-verdiano sobre este mesmo assunto, reagimos com grande tristeza e estupefação a esta publicação devido aos seguintes factos:

(1) 𝐀 𝐒𝐫𝐚. 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐂𝐎𝐂 𝐝𝐞𝐬𝐥𝐨𝐜𝐨𝐮-𝐬𝐞 𝐚 𝐋𝐨𝐬 𝐀𝐧𝐠𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐭é 𝐎𝐥í𝐦𝐩𝐢𝐜𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥(COI) como membro da Comissão de Avaliação dos Jogos Olímpicos LA28, sendo esta missão totalmente 𝐬𝐮𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐞𝐢𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐂𝐎𝐈 sem qualquer encargo para o COC ou para a ISA.

(2) Considerando este facto, e 𝐩𝐨𝐫 𝐧ã𝐨 𝐭𝐞𝐫 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐜𝐮𝐬𝐭𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 à𝐬 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐢𝐝𝐚𝐬, a dia 8 de Agosto de 2022, o presidente da ISA - Fernando Aguerre, 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐢𝐝𝐨𝐮 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐎𝐈 que estavam em missão de serviço para avaliação das condições dos Jogos Olímpicos LA28 para também 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐫 𝐧𝐚 𝐂𝐞𝐫𝐢𝐦ó𝐧𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 do referido campeonato do mundo.

(3) Na qualidade de Membro COI, 𝐚 𝐒𝐫𝐚. 𝐅𝐢𝐥𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐭𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐝𝐞𝐮 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐢𝐯𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐩𝐞𝐝𝐢𝐝𝐨 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥𝐚𝐝𝐨, 𝐬𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐥𝐞 𝐧ã𝐨 𝐢𝐫𝐢𝐚 𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐞𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐂𝐎𝐂 𝐨𝐮 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐚 𝐬𝐢 𝐫𝐞𝐥𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐚.

Perante estes factos, 𝐬𝐞𝐫á 𝐥𝐞𝐯𝐚𝐝𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚çã𝐨 à 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐎𝐂 𝐨 𝐩𝐞𝐝𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐯𝐞𝐫𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐱𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚 para a averiguação de qualquer despesa realizada em nome do COC para a participação da sua presidente no referido evento para trazer a cabal veracidade dos factos aqui expostos. Igualmente, 𝐢𝐫á 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐫 à 𝐈𝐒𝐀 𝐨 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐝𝐢𝐫𝐞çã𝐨 𝐝𝐚 𝐅𝐂𝐒 𝐞𝐦 𝐫𝐞𝐥𝐚çã𝐨 𝐚𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐢𝐭𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐞𝐥𝐚 𝐟𝐨𝐢 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐮𝐥𝐚𝐝𝐨, pedindo um esclarecimento sobre este assunto.

Gostaríamos igualmente de reiterar que perante as afirmações da FCS que o Comité Olímpico Cabo-verdiano sempre alegou falta de verbas para a participação dos atletas em competições internacionais, esclarecer que a própria FCS em tempo algum submeteu candidaturas aos diversos programas do COC que permitem a participação dos seus atletas nas referidas competições. Exemplo disso, é que na abertura das candidaturas para as Bolsas de Preparação para os Jogos Olímpicos de Paris2024, das 35 candidaturas recebidas, 𝐧𝐞𝐧𝐡𝐮𝐦𝐚 𝐟𝐨𝐢 𝐞𝐧𝐜𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐅𝐂𝐒.


FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS