Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Uma atividade que todos os anos arrasta milhares de crianças e jovens pelo país, este ano será comemorado de forma mais modesta, devido a pandemia, com atividades desportivas e palestras sobre o desporto e o olimpismo nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Maio e Santiago, organizado pelos Clubes Olímpicos locais .

Por outro lado, nas redes sociais, como sempre, irá se realizar uma campanha denominada de #whitecard (cartão branco) que será mostrada pelos diversos participantes, como símbolo do poder do desporto na manutenção da paz e do desenvolvimento das sociedades.

De realçar que a Assembleia-Geral da ONU comemora o Dia Internacional do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz todos os anos, tendo sido instituída pela ONU em agosto de 2013. 

A efeméride é celebrada a 06 de abril por ter sido a data da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, em 1896.

Em 2014 celebrou-se pela primeira vez a data, e este dia é considerado um complemento ao Dia Olímpico, celebrado a 23 de junho.

De lembrar que em 2018 esta comemoração realizada pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano foi nomeada para a categoria de melhor celebração do mundo, pela organização de renome internacional Peace and Sports.

Eis o calendário das atividades deste ano:

Dia 06 de Abril

Santo Antão – Porto Novo - Praia do Armazém - 16:00 horas

São Vicente – Mindelo - Praia da Laginha – 16:00 horas

Maio – Cidade do Porto Inglês – 16:00 horas

Santiago – Achada Grande Trás – Escola Básica – 09:00 horas

Santiago – São Pedro – Polivalente local – 09:00 horas

Santiago – Ponta D´Agua – Campo relvado local – 07:30 horas

Santiago – Santa Cruz – Estádio Municipal – 09:00 horas

09 de abril

São Nicolau – Cidade de Ribeira Brava – Polivalente do Seminário – 16:00

Dia 10 de abril 

Santiago - Porto Mosquito – Caminhada Cidade Velha – Porto Mosquito - 06:00 horas 


FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS