Skip to content

NOTÍCIAS

TOKIO 2020

gold_1
silver

3

12

-

bronze

DIPLOMAS

6

Rogge era um cirurgião ortopédico formado em medicina desportiva.

Um amante do desporto de longa data e atleta talentoso, Rogge foi campeão belga de rúgbi e representou seu país na seleção nacional. Ele foi 16 vezes campeão nacional belga e campeão mundial de vela. Também competiu na vela em três edições dos Jogos Olímpicos, em 1968, 1972 e 1976, na classe Finn.

Após sua carreira como atleta, ele se tornou presidente do Comité Olímpico da Bélgica e da Associação dos Comités Olímpicos da Europa, e foi eleito presidente do COI em 2001. Após sua presidência do COI, ele também serviu como Enviado Especial para Jovens, Refugiados e Desporto nas Nações Unidas.

Ao relembrar sua vida, o presidente do COI, Thomas Bach, disse: “Em primeiro lugar, Jacques amava o desporto e estar com os atletas - e ele transmitiu essa paixão a todos que o conheceram. Sua alegria era contagiante".

“Ele foi um presidente talentoso, ajudando a modernizar e transformar o COI. Ele será lembrado principalmente por ser o campeão do desporto juvenil e pela inauguração dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ele também foi um defensor ferrenho do desporto limpo e lutou incansavelmente contra os males do doping. 

“Todo o Movimento Olímpico lamentará profundamente a perda de um grande amigo e um apaixonado fã do desporto”.

Como sinal de respeito, a bandeira olímpica será hasteada a meio mastro por cinco dias na Sede do Comité Olímpico Internacional, no Museu Olímpico e em todas as propriedades do COI, e o COI convida todos os Comités Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais a se juntarem a este gesto de lembrança e honra.


COI

FOTOS RELACIONADAS

PARCEIROS